Essa atividade é indicada para o 4º ano do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 5º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo principal a retomada do conceito de sílaba tônica, bem como a classificação das palavras de acordo com sua tonicidade: proparoxítona, paroxítona e oxítona. Conteúdo necessário para dar seguimento às habilidades de acentuação sugeridas aos 3º, 4º e 5º anos.

Antes e entrar no conteúdo em si, é proposta a leitura e uma pequena interpretação de um texto informativo. Segue possíveis respostas para as questões:

1- A cor púrpura que fazia parte da realeza antiguamente.

2- O texto tem a finalidade de trazer informações sobre como essa cor era feita e por que ela era considerada uma cor da realeza antigamente, ou seja, curiosidades sobre a cor púrpura antigamente.

3- Uma cor que fica entre o roxo e o violeta.

4- Era obtida do muco produzido por caramujos marinhos chamados muricídeos, sua concha era quebrada e dentro dela era obtida uma pequena gândula, parecida com uma veia, onde ficava guardado o muco.

5- Para se fazer uma grama dessa cor era necessário, aproximadamente, 9 mil caramujos. Assim era difícil de ser obtida, sendo considerada a tintura mais cara da antiguidade.

Após, na questão 6, há uma tabela que deverão retirar do texto palavras proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas. Antes, retome os conceito de sílaba tônica e classificação de acordo com a tonicidade, presentes no LEMBRETE, explicando com exemplos de algumas palavras. Após a explicação de como encontrar a sílaba tônica e como podemos classificar as palavras peça que preencham a tabela proposta. Você pode também colocar outras palavras na lousa e solicitar circulem a sílaba tônica e a classifiquem.

Possível resposta, pois há várias possibilidades:

Proparoxítonas: púrpura, Líbano, muricídeos, glândula, sinônimo.

Paroxítonas: tempos, antigos, tecidos, tarefa, fácil.

Oxítonas: tingir, alguns, usar, atrás, começar.



HABILIDADES:

EF03LP06- Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

EF04LP04- Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

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